domingo, 13 de dezembro de 2009

Ode a Chico Buarque


Como postado há algum tempo neste blog, estávamos desenvolvendo um projeto denominado "Ode a Chico Buarque". A proposta era trabalhar com músicas de Chico em sala de aula (dando enfoque às canções da década de 60/70) , analisando-as e contextualizando historicamente.







Os alunos trabalhariam a representação - em desenho - daquilo que conseguiram captar nas músicas para, posteriormente, passarem para tela - com auxílio do professor Kléber de pintura.




Gostaríamos que eles também utilizassem outra linguagem além da pictórica de representação.






Perguntei a eles o gostariam de fazer com alguma música que já havíamos trabalhado e escolheram encenar "Cálice". Sugeriram também a forma de atuarem e fomos aos ensaios. Para finalizar, com fotos tiradas pelos alunos de seus abairros, criou-se (Com auxílio da professora Rosana de Geografia) um vídeoclipe com a música "Meu Guri".



Semana passada realizou-se a apresentação do resultado das atividades. Primeiro, foi apresentada, pela aluna Rosilene, a biografia de Chico Buarque.




Logo em seguida, o aluno Diego apresentou os parceiros e intépretes de Chico e falou um pouco aos ouvintes sobre a ditadura militar no Brasil.





Após isso, encenou-se a música "Cálice":





No final, os alunos orgulhosos de suas telas:

Os alunos posando em frente à tela com representações das músicas.



Diego ao lado da caricatura do Chico reproduzida pela aluna Débora.

Os meninos mostrando a tela com a reprodução das caricaturas de Chico folião ao lado de Machado de Assis, Lima Barreto, João Ubaldo Ribeiro.


E por último, mas não menos importante, Ester com sua reprodução de uma caricatura psicodélica de Chico.

Parabéns, meninos, e até ano que vem!!!!!!!!!!!!!!